Dicas de como desentupir um encanamento da forma correta

Dicas de como desentupir um encanamento da forma correta

É muito possível que você esteja tentando desentupir um encanamento e tem encontrado dificuldades.


É preciso lidar com situações diferentes para cada ocorrência, afinal, entupimento é algo meramente comum, e é necessário que a pessoa tome certos cuidados e adote hábitos preventivos para evitar que aconteçam problemas ainda maiores.

É justamente por isso que um profissional estuda primeiramente a situação antes de tomar qualquer tipo de decisão. Afinal, na maior parte das vezes é importante que você “pense fora da caixa”, ou seja, evite fazer coisas irracionais, seja apenas por pressa ou pela ansiedade de ver o problema solucionado.

É preciso ser estratégico em alguns casos, principalmente quando os canos são antigos demais.

Com o intuito de ajudar você nesse processo, nós vamos escrever aqui, uma matéria simples, mas que com certeza vai ajudar você a desentupir um encanamento da forma correta, com segurança e sem permitir que aconteçam coisas que acabem saindo de seu controle.

Embora existam muitas técnicas que são consideradas efetivas (mas não passam de dicas caseiras que na prática são totalmente diferentes que na teoria) a primeira regra é ficar calmo; pois o nervosismo e a ansiedade podem fazer você tomar decisões que não são saudáveis e que podem romper os canos, fazendo com que o problema se agrave ainda mais.

Por isso, seja racional, ou seja, pense muito bem antes de enfiar um cabo de vassoura, ferro ou qualquer outra coisa dentro do encanamento. Evite também o uso exagerado de produtos químicos para tentar resolver o problema, pois além de ser poluentes, eles podem apresentar risco para você.

 

Qual é o primeiro passo para desentupir um cano?

A forma mais comum de desentupir um cano é muito simples, e você deve, antes de fazer qualquer tipo de coisa, é procurar ferramentas que sejam de fato efetivas para que você resolva o problema.

O desentupidor manual é a melhor forma de fazer isso, embora pareça um método simples demais, o desentupidor consegue resolver 85% dos casos de entupimento da rede de esgoto e resolver o problema sem prejudicar a estrutura do encanamento.
Isso acontece porque ele cria uma pressão de água que vai e volta rapidamente, e acaba empurrando toda a sujeira contida dentro dos canos, fazendo com que ela escoe para o esgoto.

Vale lembrar que a condição do desentupidor também é importante. Ou seja, é preciso escolher um modelo “certo” que tenha um tamanho adequado à entrada principal do cano, pois muitas pessoas tentam desentupir o encanamento que possui uma grande espessura com um desentupidor pequeno. Isso não vai funcionar!

Muito pelo contrário, isso fará você tratar de utilizar outras técnicas e arriscar sua estrutura, sem antes experimentar o básico.

Um desentupidor manual é ideal para fazer o desentupimento desde que ele se adeque ao ralo. É preciso tomar cuidado para que não haja nenhum tipo de transbordamento, porque se isso ocorrer a sujeira está feita, e você terá uma grande dor de cabeça para limpar tudo.

Por isso, mesmo que seja necessário comprar um desentupidor novo, essa deve ser sua primeira atitude, pois ela pode solucionar seu problema de uma vez por todas e fazer você economizar muito dinheiro.

Estamos cansados de ouvir relatos de pessoas algumas pessoas utilizam arames e outros métodos sem antes sequer tentar com o desentupidor.

Utilizar arames para desentupir um encanamento é uma boa ideia?

Como uma solução para empurrar ou até mesmo remover a sujeira que acaba se impregnando no encanamento, o arame é o material preferido pelas pessoas.

Principalmente quando os cabelos escoam pelo ralo, ou que outros tipos de objetos mais sólidos acabam tampando completamente a passagem da água.

Com o arame é possível sim retirar as impurezas, mas nem pode ser uma tarefa bem difícil.

Por ser mole e flexível demais, o arame acaba dobrando, emperrando e fazendo com que o processo seja demorado e muito cansativo.

Vale ressaltar, que se você utilizar um arame que seja muito grosso e rígido, ele pode acabar perfurando o cano, e consequentemente gerar infiltrações e aumentar o prejuízo. Embora se você usar um que é mole demais, também não terá nenhum resultado.

  • Na verdade esse método é condicional, ou seja, dependerá de vários fatores; tais como:
    Profundidade da obstrução
  • Quantidade de curvas na extensão do cano
  • Tipo e material que esteja causando o entupimento
  • O tipo de arame que esteja usando
  • O estado da tubulação

Você poderá resolver esse problema, sempre que a profundidade da obstrução não seja muito longa.

Água quente ajuda no escoamento da sujeira para a rede de esgoto?

Usar água quente para desentupir o encanamento é um método caseiro que muitas pessoas juram que funciona.

Mas devemos ressaltar que a água quente pode auxiliar na dissolução dos materiais orgânicos que se acoplam nas paredes do cano, como por exemplo, a gordura que acaba criando crosta com o passar do tempo.

Porém os objetos sólidos não são afetados, o que acaba prejudicando sua tentativa. Alguns materiais podem até expandir de tamanho e gerar problemas que agravam ainda mais a situação.

Usar soda cáustica também nem sempre funciona, embora seja indispensável para auxiliar na limpeza e garantir o derretimento do acúmulo de crostas de gordura, a maior parte dos profissionais não apoiam o uso desse método.

Dependendo do estado do encanamento, a soda pode corroer parte do cano ou até mesmo saponar. Isso sem contar que se trata de um produto perigoso, que deve ser manipulado com cuidado e que pode prejudicar consideravelmente o meio ambiente.

O que eu devo fazer se nada disso funcionar?

Como você pode ver, existem muitos métodos que podem auxiliar você a desentupir um encanamento, mas vale ressaltar que as receitas caseiras resolvem apenas alguns determinados casos, isso vai variar na condição do cano na profundidade da obstrução e o tipo de material que causou o entupimento.

Por essas questões pode ser que você não consiga resolver o problema a tempo, fazendo com que haja transbordamentos e o pior, o recuo de água suja.

Neste caso, procurar ajuda de um profissional é uma boa ideia. Afinal de contas, o serviço especializado conta com as ferramentas necessárias para solucionar esse tipo de problema sem prejudicar a estrutura do seu encanamento.

Um profissional pode optar por diversos procedimentos, inclusive fazer um Hidrojateamento para eliminar completamente a sujeira dos canos. Portanto, se você precisa de ajuda para encontrar uma desentupidora de confiança, clique no botão abaixo.

orçamentos