“DESENTUPIDORA CURITIBA”
https://www.desentupidoraabagi.com.br

“DESENTUPIDORA CURITIBA”, FALTA DE ÁGUA NA ÁFRICA, 55% DA POPULAÇÃO NÃO TERÁ ACESSO A ÁGUA.
Neste domingo, 22 de março, comemorou-se o 23º dia mundial da água, criado principalmente para mostrar a importância de sua conservação hídrica e preservação para o planeta.
São Paulo
A capital paulista passa por uma crise hídrica nessa data pela segunda vez consecutiva, o que nos faz refletir sobre a consciência da população e pelos poucos incentivos de investimentos na área. O problema já vem acontecendo a algum tempo, mas foi no ano passado o que o nível do Sistema Cantareira (responsável por abastecer cerca de 6,2 milhões de pessoas), atingiu seu índice mais baixo, desde sua criação em 1974 chegando a 14,6%, e o alerta de falta de água está longe de acabar.
Com os acontecimentos atuais, muitos paulistanos começaram a descrer das atitudes do governo o que gerou a mobilização de ONGs e iniciativas para a construção de mini cisternas para a reutilização de água da chuva.
“Se as pessoas acreditam que não é possível contar com o governo, isso cria um sentimento de urgência que faz a sociedade civil agir por conta própria, usando suas habilidades em prol desta causa”, Pablo Ortellado, professor de Gestão de Políticas Públicas da USP, em aula sobre a crise hídrica realizada no fim de fevereiro no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Brasil
No Brasil, apesar de possuir cerca de 13% de toda água potável do planeta, a realidade é diferente. Atualmente diversas cidades estão passando por suas piores crises hídricas da história, principalmente São Paulo e Recife. Ontem, o dia mundial da água, em Recife, iniciou-se com as torneiras vazias em cidades das localidades da capital e cidades vizinhas, além disso o maior reservatório do nordeste (Lago do Sobradinho) está com apenas 17% do seu volume.
Uma pesquisa inédita feita pela ONG ambientalista SOS Mata Atlântica mostra que pouco se tem feito para preservar este recurso valioso em sua origem: os rios, córregos e lagos do país.
O levantamento, divulgado no dia 18/03, mediu a qualidade da água em 301 pontos de coleta em sete estados brasileiros e constatou que 23,3% apresentam uma qualidade ruim ou péssima.
Mundo
Poucos dias antes da comemoração do Dia Mundial da Água, a ONU anunciou que a população necessitará de 40% a mais de água até o ano de 2030, isso devido as altas porcentagens de água utilizadas nas indústrias, na produção de energia elétrica e na precariedade das condições sanitárias no mundo. Vale ressaltar que 700 milhões de pessoas no mundo não possuem acesso a água potável.