Prevenir é melhor do que desentupir uma rede de esgoto
Embora todo mundo saiba que prevenir o entupimento de uma rede de esgoto é fundamental para não ter prejuízos futuros, na prática, a coisa costuma ser muito diferente.
As pessoas não levam a sério as dicas de prevenção, e acabam pagando as consequências da pior forma.
Principalmente porque quando uma rede de esgoto entope, a situação fica bem feia, e as pessoas que estão ao seu redor acabam tendo que suportar aquele mau cheiro, e os problemas de acessibilidade que o entupimento ocasiona no imóvel.
Às vezes, nós ficamos receosos tentando imaginar, como algumas coisas tão simples pode evitar problemas tão sérios. Mas a verdade é que não existe forma de prever quando o encanamento vai entupir, a não ser que sejam lançados detritos e lixo dentro dos ralos e canos propositalmente.
O problema é que ao gerar uma obstrução, os canos começam a entrar em colapso, e toda estrutura hidráulica deixa de funcionar. A água não tem por onde escoar e começa a retornar pelos ralos, trazendo consigo um monte de sujeiras e bactérias, além de um forte odor fétido, que é ocasionado pelo esgoto.
Hábitos simples evitam problemas gigantescos
O Maior problema é que as pessoas não seguem essas dicas de prevenção.
Pode ser devido ao fato de julgarem serem simples demais para evitar um problema tão grande…
Mas se é de fato assim tão simples, porque não obedecê-las e coloca-las em prática, adquirindo novos hábitos para manter sempre sua rede de esgoto saudável e em total funcionalidade?
Um pouco de arroz e resto de comida, por exemplo, podem ser julgados como algo irrelevante que não faz nenhuma diferença, porém, uma quantidade de comida misturado com outros resíduos que foram lançados outrora, fazem com que o encanamento apresente obstruções.
Obstruções com materiais orgânicos são mais fáceis de se resolver, afinal basta utilizar um desentupidor para criar uma pressão forte o suficiente, para empurrar a comida e os detritos orgânicos contidos naquele cano, que logo o fluxo de água volta normalmente.
Porém, quando alguma casca de fruta ou outro tipo de material, como uma embalagem plástica, por exemplo, entra dentro do cano, a coisa complica consideravelmente, pois além de travar o fluxo da água, pode fazer com que se torne muito difícil de removê-los de dentro do cano.
E aí onde começa o problema, a água não tem por onde fluir acaba ficando armazenada dentro do cano, e conforme ele vai enchendo com o passar do tempo, essa água começa a retornar, fazendo a maior sujeira.
Então vale sim a pena observar as dicas de prevenção, para evitar problemas como esse, evitando jogar lixo, restos de comida, plásticos e embalagens dentro dos canos e ralos e principalmente dentro do vaso sanitário.
Uma atitude sem pensar, pode obstruir a passagem da água e causar ocorrências de entupimento gravíssimas, que nem mesmo com um desentupidor comum você conseguirá resolver.
Afinal de contas, o que você acha melhor?
Prevenir a situação, ou ter que encontrar na internet alguma fórmula de mistura Milagrosa para derreter a sujeira dos canos, ou até mesmo ter que contratar uma desentupidora para fazer o serviço para você?
É necessário mudar alguns hábitos, tanto das casas como das empresas, mesmo que seja preciso fazer um trabalho de conscientização, utilizando cartazes, palestras e instruções, para que esse problema seja evitado a qualquer custo.
Nas escolas, por exemplo, além de ser um assunto corriqueiro para levar à tona e ensinar as crianças hábitos saudáveis de cidadania e socialização, serve também como um alerta para evitar prejuízos da instituição.
No caso de uma empresa, o funcionamento da rede esgoto é fundamental, caso ela apresente problemas, a empresa pode ficar fora de funcionamento, e o prejuízo será duplo, ou seja, além de ter de pagar um profissional para fazer o desentupimento, a empresa terá de ser interditada até que o problema esteja resolvido.
5 dicas efetivas para evitar entupimento na rede de esgoto
Entre as principais dicas, você encontrará algumas que são extremamente simples, e algumas que exigem certo esforço, porém, ao coloca-las em prática, você irá garantir a boa condição de seu encanamento, e a funcionalidade de sua rede de esgoto.
Utilize peneiras nos ralos: O uso de Peneiras e malhas férreas nas bocas dos ralos, evitam consideravelmente a entrada de lixo e resíduos dentro do encanamento. Embora acaba ficando um pouco incômodo ter de retirar para esvaziar, diminui em até 85% o risco de um entupimento.
Lugar de lixo é no lixo, não em cima da pia: Cascas de legumes e verduras, não podem ser deixadas em cima da pia, assim como rótulo de embalagens, pacotes, sacolinhas plástica ou outros detritos. Elimine-as descartando corretamente assim que estiver usando.
Deixe os cestos de lixo sempre à disposição: Uma das principais causas de entupimentos nos banheiros se devem ao fato de não possuir um cesto de lixo no local, ou caso exista, estiverem transbordando. A pessoa para se livrar do lixo irá lança-lo dentro do vaso. O ideal é deixar o cesto sempre limpo e vazio, pronto para uso.
Evite jogar cabelos nos ralos: Quando for pentear ou desembaraçar os cabelo, vale a pena ir removendo o excesso de cabelos de cima do ralo, sempre que tiver oportunidade, pois por serem longos, os fios se enrolam e criam tufos que podem enroscar nas paredes do encanamento, ficando muito difícil de serem removidos.
Cuidado com a gordura: Não despeje óleo usado, tinta ou qualquer elemento que seja gorduroso nos ralos, pois o óleo quando levado pela água, se agarra às paredes do cano, e criam crostas grudentas que acumulam uma grande quantidade de resíduos. Conforme o tempo vai passando, essas crostas petrificam, e acabam criando verdadeiras pedras dentro do cano, que só podem ser retiradas com hidrojateamento.
Agora que você já sabe as consequências do entupimento da rede de esgoto e das principais dicas preventivas para evitar obstruções, vamos colocar tudo isso em prática?
Caso perceber que o encanamento já esteja comprometido, e precise realizar uma manutenção para recomeçar do zero, conte com uma desentupidora para ajudar você nesse processo.