<details>
<summary>Table of Content</summary>
Desentupimento de Rede de Esgoto

</details>

Muitos podem ser os fatores que ocasionam o entupimento de uma rede de esgotos. Além do efeito do tempo, uso de materiais de qualidade duvidosa nas tubulações e encanamentos, descarte inadequado de produtos em vasos sanitários, ralos e pias, contribuem e muito para a degradação da instalação hidráulica e consequentemente para o entupimento da rede de esgoto.

É importante manter hábitos que não sejam nocivos às tubulações da rede de esgoto, sempre buscando fazer a manutenção preventiva para evitar o entupimento. Porém, no caso da realização do desentupimento de esgoto para retomar o fluxo normal de água, é importante solicitar os serviços de uma empresa desentupidora.

Caso a empresa trabalhe com seriedade, ao entrar em contato, uma equipe treinada e com técnicos com anos de experiência na área irão até o local do esgoto entupido para avaliar e definir quais procedimentos e produtos, bem como equipamentos serão usados para a desobstrução.

Muitos clientes ainda acreditam que para realizar o desentupimento em rede de esgotoé preciso quebrar pisos e em muitos casos, paredes. Com a tecnologia atual e o conhecimento técnico, este tipo de procedimento é quase nulo.

Nossa empresa conta com tecnologia de ponta e se necessário antes de entrar com os procedimentos afim de localizar os pontos obstruidos podemos fazer uma filmagem de tubuação de esgoto desta forma podemos identificar a saúde da tubulação e agir nos pontos corretos eliminando qualquer chance de erro na execussão do serviço.

COMO PODEMOS ENTENDER MELHOR A REDE DE ESGOTO?

esgoto sanitário, segundo definição da norma brasileira NBR 9648 (ABNT, 1986) é o “despejo líquido constituído de esgotos doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição pluvial parasitária”. Essa mesma norma define ainda:

– esgoto doméstico é o “despejo líquido resultante do uso da água para higiene e necessidades fisiológicas humanas;

– esgoto industrial é o “despejo líquido resultante dos processos industriais, respeitados os padrões de lançamento estabelecidos;

– água de infiltração é “toda água proveniente do subsolo, indesejável ao sistema separador e que penetra nas canalizações”;

– contribuição pluvial parasitária é “a parcela do deflúvio superficial inevitavelmente absorvida pela rede de esgoto sanitário”.

Por elas mesmas, essas definições já estabelecem a origem do esgoto sanitário que, dadas tais parcelas, pode ser designado simplesmente como esgoto. Apesar das definições acima serem inequívocas, algumas considerações podem ser feitas.

O esgoto doméstico é gerado a partir da água de abastecimento e, portanto, sua medida resulta da quantidade de água consumida. Esta é geralmente expressa pela “taxa de consumo per capita”, variável segundo hábitos e costumes de cada localidade.

Mas a instrução que queremos passar neste artigo não é para ser tão teórica, em resumo uma rede de esgoto pode ser entendida como domestico, industrial e publico esta são as fontes simplificadas de fluxo constante de todo o residuo gerado por uma rede de esgoto.

Considerações e cuidados com a rede de esgoto domestico

Construir corretamente a caixa de gordura – que recebe a água da cozinha – e também a caixa de passagem – que recebe as águas do banheiro e do tanque. Isso contribui para uma vida com mais saúde, higiene e conforto.

No banheiro
Não jogue no vaso sanitário papel higiênico, absorvente, fraldas descartáveis, cotonetes, camisinhas, tocos de cigarro, fio dental e outros objetos de difícil desintegração. Com isso, você ajuda a rede de esgoto de sua casa a funcionar melhor e evita entupimentos.

Na cozinha
Não lance na pia restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, esponjas, buchas e panos usados. Utilize sempre o ralinho, e depois coloque tudo no lixo.

Na caixa de gordura
Conserve a caixa tampada e limpe-a freqüentemente. Sempre que houver uma camada de gordura boiando, retire-a com a pá, coloque num saquinho e jogue no lixo. Isso evita transbordamentos, mau cheiro, entupimentos e outros transtornos.

Nas áreas
Mantenha os ralos do piso sempre limpos e com grade de proteção. Colete o lixo da varredura ao invés de jogá-lo nos ralos.

Na área externa da casa
Utilizar calhas para transportas às águas da chuva até as bocas de lobo. Essas águas não devem cair na rede de esgoto, pois causam sobrecarga e, conseqüentemente, erosões ou retorno do esgoto para dentro de sua casa.

Período chuvoso, Cuidados com a rede de esgoto

Para que o sistema de esgotamento sanitário funcione plenamente, o alerta da Companhia de Água e Esgoto do Parana (SANEPAR) para a população é não destinar águas pluviais (de chuvas) e nem resíduos sólidos às redes coletoras.

De acordo com A Responsabilidade e Interação Social ,  o fluxo de esgoto no sistema de esgotamento sanitário durante o período chuvoso é maior, por causa de interligações indevidas de água de chuva e também de destinação de resíduos sólidos às redes. “Estas práticas inadequadas são as principais responsáveis pelas ocorrências de obstruções e extravasamentos em vias públicas, pois comprometem o bom funcionamento das redes coletoras, que não foram feitas para receber esse tipo de material”, ressalta.

Para reduzir as ocorrências na rede, a SANEPAR também realiza um trabalho preventivo no sistema. Somente no ano passado, foram retiradas mais de 6,5 mil toneladas de resíduos sólidos dos sistemas pela companhia. Durante serviços de limpeza das tubulações são encontrados sacos plásticos, garrafas pet, preservativos, tapetes, óleo, gordura, dentre outros.

Estes e outros são os motivos de termos constantes alagamentos em certos pontos da cidade de Curitiba e regiões metropolitanas, os cuidados com a rede de esgoto domestico é tarefa basica de higiene e civismo.

Uma ação  que atende bem a todos, pois os mesmos civis que não tomam as atitudes esperadas em ambiente residencial obviamente que não vai excercer estas atitudes em outros locais publicos. A idéia é que todos tenham a conciência de que o lixo deve ser jogado no lixo, assim é possível minimizar os problemas com entupimento nas redes publicas e provadas de esgoto.

A Desentupidora Abagi atende chamados emergenciais 24 horas por dia em Curitiba e região metropilitana realizando o desentupimento de rede de esgoto e aguas pluviais nos períodos de maior volume de chuvas que é esperado entre maio e setembro.

Precisando de um orçamento sem compromisso para desentupimento de rede de esgoto entre em contato com a nossa equipe.