Não é novidade, muito menos incomum, nos depararmos em determinada época do ano, com notícias veiculadas pela imprensa sobre enchentes, alagamento e inundações.

Comum entre o período do verão, que ocorre entre os meses de dezembro a março, quando o volume pluviométrico aumenta, devido ao aumento da temperatura, ou seja, o índice de chuvas é maior, estes fenômenos afligem muitas pessoas.

Principalmente aqueles que residem em áreas de risco…

Tais problemas passaram a ser comuns nas vidas das populações de determinadas cidades, principalmente grandes centros urbanos, onde a grande concentração de pessoas somadas a más práticas de descartes de lixo, trazem como consequência um agravante para esses fenômenos.

Mas antes de entendermos quais os motivos que acarretam os alagamentos, enchentes e inundações, as consequências que trazem e os cuidados para evitá-los, vamos entender quais as diferenças entre os três.

 

Alagamentos Comerciais 300x200 - Alagamento Residencial CuritibaO que é um Alagamento?

Um alagamento é simplesmente o acúmulo momentâneo de águas em determinados locais.

Isso pode ocorrer por deficiência no sistema de drenagem de águas pluviais, (seja por ineficiência ou por falta de cuidados e manutenção adequada), atingem geralmente áreas planas com pequenos rebaixos, próximos a sistemas de escoamento.

Dependendo das proporções, pode acarretar enormes prejuízos e ocasionar mortes.

Enchentes 300x225 - Alagamento Residencial CuritibaO que é uma enchente?

Uma enchente ou também conhecida como cheia, ocorre devido à elevação do nível d’água.

É o caso do transbordamento de canais, rios ou sistemas de drenagem.

Pode ocorrer por causa natural, quando os rios recebem um fluxo mais alto de água devido a fortes chuvas, aumentando seu leito e causando o transbordamento, ou por interferência humana sobre o curso d’agua, falha no sistema de drenagem devido ao acumulo de detritos.

Inundação 300x200 - Alagamento Residencial CuritibaO que é uma inundação?

Uma inundação pode ocorrer de forma natural, quando fortes chuvas causam o transbordamento da água de rios e lagos ou causada por falhas humanas, como rompimento de barragens.

Os danos de uma inundação não natural, está diretamente ligado à ocupação desorganizada de uma determinada região.

Todos os casos citados podem trazer grandes consequências ao bem-estar, ao patrimônio e saúde da população.

Principalmente nas áreas urbanas, pois também ocorrem o transbordamento do sistema de esgoto, proliferando assim o risco de contaminações e contágio de doenças graves.

Por que os alagamentos e as enchentes ocorrem?

Um grande problema que aparentemente não parece ter uma solução, é o elevado índice e crescimento da poluição.

Este problema é causado pela falta de consciência por parte da população, juntamente com um sistema ineficiente de coleta de lixo, o que leva ao entupimento de bueiros e válvulas, causando os alagamentos, e comprometendo o sistema de escoamento e drenagem de águas pluviais.

Outro fator que agrava muito essas catástrofes, é a impermeabilização das cidades.

Alagamento Residencial 300x225 - Alagamento Residencial CuritibaOu seja, com pavimentação das ruas e a cimentação de quintais e calçadas, levam a falta de áreas verdes nas regiões urbanas.

Isto impede que parte da água da chuva seja absorvida pelo solo.

A ocupação irregular e desordenada de certas áreas, também influi para a causa de alagamento.

Algumas áreas correspondem ao leito maior de um rio, com uma ocupação irregular, que muitas vezes é causada pela ausência de um planejamento.

Ou seja, sujeitam tal área à ocorrência de inundações, removendo a vegetação que compõe o entorno do rio, agravando ainda mais o problema.

Afinal de contas, tal vegetação, impediria que o barranco sedimentasse, ocasionando desmoronamentos e rebaixa de nível.

De contrapartida, temos que ter consciência da importância das águas trazidas pelas chuvas.

Afinal são elas que mantém os reservatórios naturais e ajudam os produtores rurais.

O que se pode fazer para evitar um alagamento?

Alguns tipos de construções são mais susceptíveis a receber um volume maior de águas pluviais.

Como condomínios e comércios quem têm garagens subterrâneas, estes são afetados quando chove além do esperado.

Recomendamos que caso você tenha sua residência afetada por um alagamento entre em contato com a nossa desentupidora para providenciar a desobstrução dos encanamentos. A Abagi é especializada em desentupimento de água pluvial

Existem recursos que nos ajudam a reduzir e até mesmo eliminar o risco de prejuízo ao patrimônio.

Assim, tratar de evitar alagamento, enchente ou qualquer outro tipo de vulnerabilidade que possa atingir os sistemas de drenagem.

Limpeza de Fossas - Alagamento Residencial Curitiba

Esses sistemas normalmente são adotados por empresas e prédios, que através de um conjunto de equipamentos e adequações, que visam drenar ou guiar a água que se acumula, tanto na parte superficial como subterrânea.

Outra medida tomada em um âmbito mais abrangente é a construção de piscinões.

Uma ótima alternativa e considerada bem viável, para reduzir os riscos de  alagamento nas cidades durante os períodos chuvosos.

A água da chuva neste caso, passa a ser armazenada em um reservatório que tem a função de contenção das águas, e pode reduzir consideravelmente a poluição urbana.

Também temos os tubos de gravidade, que são tubulações de aço construídas nas rodovias, que drenam as águas por meio de gravidade.

Algo que está entrando em prática também são os bueiros inteligentes, filtros que são instaladas no interior do bueiro com a finalidade de reter o lixo.

Um sensor envia um sinal para a central de monitoramento quando o mesmo está prestes a encher, em seguida uma equipe é enviada para fazer a limpeza.

Mesmo com projetos de engenharia muito bem elaborados, existe a dificuldade em conter a força da natureza.

Um pequeno desequilíbrio ambiental pode ser o suficiente para que a rede de drenagem seja alterada, interferindo diretamente na capacidade de escoamento.

Mas a medida mais importante que deve ser tomada, é manter os canos e dutos de captação em boas condições. Para isso, uma desentupidora especializada em desentupimento é fundamental.

Uma empresa responsável conta com todos os equipamentos necessários para fazer o desentupimento de canos, bueiros, canais e passagens de água, garantindo que ela seja guiada até o reservatório sem qualquer problema.

Afinal de contas, as principais medidas tomadas são apenas para minimizar a situação. Por isso a melhor forma de lidar com esse problema, é realizar uma devida prevenção.

A desentupidora então, assume o papel de realizar a limpeza e a manutenção dos sistemas de drenagem pluviais.

Portanto se você está tendo dificuldades por habitar em um ponto que pode ser considerado “foco de alagamento”, é melhor contar com uma visão profissional, para lhe proporcionar soluções efetivas para evitar que o problema continue.

ORÇAMENTOS

Bem vindo ! O prazo de respostas para orçamentos é de 48 horas.

  • Rua: Av. Brasilia
  • 1210
  • Bairro: Novo Mundo
  • Cidade: Curitiba