All for Joomla All for Webmasters

“DESENTUPIDORA CURITIBA” 24 HORAS.

 

www.desentupidoraabagi.com.br

A Desentupidora Abagi, Preocupada com a situação de nossas águas e açudes, compartilha esta incrível matéria que fala sobre a importância de preservar nossa aguá.

 

"DESENTUPIDORA EM CURITIBA"

“DESENTUPIDORA CURITIBA”, A PORTÂNCIA DE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE.

 

Água no Planeta

     Cerca de ¾ da superfície do nosso planeta são cobertos por água. São 1,4 bilhões de de km3, mas do total desse volume 97,3% são de água salgada (mares e oceanos), 2,07% estão congelados (calotas polares), restando apenas 0,63% disponíveis para nosso uso, considerando-se que grande parte está localizada em locais de difícil extração (camadas profundas do subsolo) tornando inviável sua exploração, o que diminui ainda mais a quantidade de água disponível.

A água não está distribuída uniformemente pelo planeta, grande parte da população desconhece a desconhece a realidade preocupante de uma possível crise de água potável, potável, que não é mais considerada como recurso infinito. O Homem através de seus despejos está deixando boa parte das águas sem condições de tratamento.

Devemos despertar para esse problema, pois ainda há tempo de reparar os danos que causamos!

    Água no Brasil

     Nosso país é privilegiado em termos de recursos hídricos. Cerca de 8% de toda água doce existente no planeta está aqui, porém desigualmente distribuída, pois 80% estão localizadas nas regiões Norte e Centro-Oeste (as menos habitadas) , enquanto a região Nordeste sofre escassez hídrica. Mesmo assim, possuímos possuímos vários rios que cortam o território nacional, dando garantia de abastecimento ao povo brasileiro. Apenas precisamos nos conscientizar de que os rios estão muito poluídos, o que torna mais difícil e oneroso o tratamento da água para água para nosso consumo.

    Rio Paraíba do Sul

     É o maior e mais importante rio do nosso Estado. Sua bacia abrange uma das mais desenvolvidas áreas industriais do país.

Nasce na Serra da Bocaina SP e deságua na praia de Atafona RJ. Possui 1.100 km de extensão, destes 15 km cortam Volta Redonda.

O Rio Paraíba do Sul já chega em nosso Município poluído pelas cidades e indústrias do indústrias do indústrias do Estado de São Paulo e da nossa nossa Região, que despejam em suas águas todos os seus resíduos, resíduos, tratados ou tratados ou não.

Em Volta Redonda, a situação não é diferente, todos os efluentes produzidos por nossas indústrias também são lançados no rio, assim como esgoto gerado pela população. As grandes grandes indústrias precavendo-se das sanções previstas pela nova Lei de Crimes Ambientais e pela Lei das Águas, estão tratando de maneira mais eficaz seus resíduos, diminuindo de forma considerável os agentes contaminadores lançados no rio.

Atualmente a maior responsável pela poluição hídrica é a própria população que tem seus tem seus dejetos diariamente lançados nas águas. Os moradores ribeirinhos também contribuem para o aumento da poluição, jogando no rio os lixos por eles gerados, não esperando pela coleta realizada pela Prefeitura. Esses lixos são os são os maiores responsáveis por enchentes.

Para diminuir o problema dos no nosso Município a prefeitura de Volta Redonda está projetando a construção de uma grande Estação de Tratamento de Esgotos, Esgotos, que somada às às já existentes, irão tratar 70% do esgoto produzido pelos moradores.

    Divisão de Educação Ambiental

      A Divisão de Educação Ambiental da SMMA Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tem como seu como seu principal objetivo promover a conscientização pública para a preservação preservação ambiental, através de cursos, cursos, palestras e visitas orientadas, acompanhadas por nossos funcionários, que além de possuírem amplo conhecimento técnico e didático, utilizam-se de recursos audio-visuais e fornecem dados atualizados para maior esclarecimento.

Nosso trabalho conta com a participação de toda a comunidade, escolas, igrejas, associações de moradores e entidades, pois há que se criar uma mentalidade onde o interesse coletivo supere o individualismo e o meio ambiente possa ser visto e tratado com devido cuidado e respeito que lhe é merecido.

Somando nossos esforços e sendo pessoas conscientes estaremos contribuindo para a melhoria da nossa qualidade de vida e dos que ainda estão por vir.

Fonte: portalvr.com

RECOMENDAMOS: www.desentupidoracuritiba24hr.com.br

RECOMENDAMOS: www.desentupidoraemcuritiba.eco.br