“DESENTUPIDORA CURITIBA”

 

A cobrança pela adoção de práticas sustentáveis atualmente é grande, e, por isso, é essencial que as empresas tenham sistemas que monitorem os resíduos de forma adequada.

 

"DESENTUPIDORA EM CURITIBA", SAIBA Como a tecnologia auxilia na gestão de descartes de resíduos.

“DESENTUPIDORA CURITIBA”, SAIBA Como a tecnologia auxilia na gestão de descartes de resíduos.

Um recurso muito utilizado é o sistema de tratamento de esgoto industrial off-site, constantemente aprimorado com novas tecnologias como o rastreamento e monitoramento de resíduos. Há um conjunto de métodos que ajuda a encaminhar corretamente os resíduos para tratamento.

Entenda melhor como a tecnologia auxilia no acompanhamento das etapas para o tratamento dos efluentes:

 

O que é rastreamento e monitoramento de efluentes?

O rastreamento tem como função identificar informações, ou seja, procurar dados para facilitar o monitoramento dos efluentes, cujo objetivo é observar, analisar e ficar atento aos dados apresentados após os resultados da busca.

 

É através do monitoramento ou rastreamento que as empresas acompanham os dados referentes aos resíduos encaminhados às estações de tratamento. Esse controle estruturado e organizado fornece todas as informações correspondentes a coleta, transporte, recebimento e tratamento do efluente.

 

Esses procedimentos são aliados dos gestores e através deles pode-se consultar periodicamente todas as informações necessárias sobre os efluentes, catalogando comprovantes para auditoriais, licenciamentos ambientais e fiscalizações feitas por órgãos ambientais. Com essa prática, a empresa mantém todos os dados de controle dos efluentes em mãos quando necessário.

 

Como é monitorado o descarte de resíduos?

Tudo se inicia no momento em que a remessa de descarte é registrada no sistema da empresa que receberá o efluente. Lá encontram-se as informações do gerador, tipo do efluente ou resíduo, transportadora responsável pela coleta e descarte, volume e a empresa que realizará o tratamento final.

 

A partir da chegada do caminhão à estação de tratamento, uma equipe de especialistas detalham as propriedades físicas e químicas dos resíduos como cor, pH e odor, e é preenchido um check list operacional que busca assegurar que o recebimento é realmente compatível com o descrito neste documento, evitando assim um possível desequilíbrio operacional da ETE. Após a constatação de que o efluente está de acordo com as informações da remessa, o caminhão é liberado para descarte.

 

A última etapa, tão importante quanto as anteriores, é a comprovação de que todo o processo ocorreu da forma correta, sendo ela ratificada pelo acesso ao CDF – Certificação de Destinação Final.

 

Certificado de Destinação Final

Os CDFs são certificados que comprovam o recebimento, tratamento e disposição final dos efluentes enviados pelos geradores à ETE. Esse é um documento importante para quem deseja contratar empresas que respeitam a legislação ambiental e que deve ser exigido em todos os casos.

 

O atestado ajuda a preencher os documentos estabelecidos por lei como o Relatório de Atividades (Lei 10.165 publicada pelo IBAMA) e o Inventário de Resíduos à Companhia de Tecnologia de Saneamento (CETESB). Eles devem ser apresentados anualmente aos órgãos governamentais responsáveis pela esfera ambiental. Recomenda-se, inclusive, arquivar o Certificado de Destinação Final por cerca de 5 anos para facilitar as inspeções dos órgãos públicos competentes e evitar possíveis problemas no futuro.

 

Tão importante quanto monitorar o histórico dos efluentes e registrá-lo corretamente é ter um auxílio para aperfeiçoar esse controle e a solução está geralmente nas inovações tecnológicas.

 

Sistema de Remessas de Esgoto (SISREM)

O Sistema de Remessas de Esgoto (SISREM) é uma plataforma digital desenvolvida pela Tera Ambiental que oferece todas as condições necessárias para a gestão dos efluentes encaminhados para o nosso tratamento. Trata-se de um programa que oferece um layout intuitivo, de fácil acesso e uso, compatível com qualquer dispositivo tecnológico e navegador de internet.

 

O monitoramento é feito online e em tempo real, garantindo de forma rápida e eficiente o rastreamento de informações operacionais e financeiras através de consultas livres, obtenção de relatórios e documentos sobre o tratamento dos efluentes. A plataforma disponibiliza ainda o acesso aos CDFs digitais, salvando-os no formato PDF, visando aumentar a facilidade do acesso e compatibilidade com diferentes sistemas operacionais dos computadores.

 

Dada sua eficiência, o SISREM auxilia no descarte correto e otimizado de resíduos. Com ele, além da agilidade para obter os dados operacionais e financeiros dos descartes, são sanadas as falhas feitas pelos controles tradicionais, contribuindo positivamente à rotina dos profissionais responsáveis pela gestão dos resíduos nas empresas.

 

FONTE: www.teraambiental.com.br

 

 

RECOMENDAMOS: www.desentupidoraemcuritiba.eco.br

RECOMENDAMOS: www.desentupidoraabagi.com.br

RECOMENDAMOS: www.mercesdesentupidora.com.br

%d blogueiros gostam disto: